Organizar um casamento
Organizar um casamento não é de todo uma tarefa simples, prática e eficaz, pelo menos quando envolve muitos convidados e se é perfeccionista por natureza, como é o meu caso!
No entanto cada vez menos este tem de ser visto como um evento rígido e com grandes proformes. Cada vez mais, o importante é que reflita a personalidade dos noivos, os gostos pessoais do casal e claro tendo em conta o orçamento que cada um dispõe para o seu lindo dia.
Nos dias que correm é comum verem-se diversos estilos no que toca a este tipo de evento. Cada vez mais se realizam casamentos em lugares inusitados, com trajes pouco tradicionais, com festas cada vez mais temáticas, com o objetivo de surprender os demais. Diga-se de passagem que está mesmo na moda querer ser diferente.
Enfim! para mim todos os casamentos são diferentes, lindos e únicos desde que sinta amor verdadeiro nos noivos (confesso sou uma eterna romântica) e não é ter uma festa maior ou mais pequena que lhe confere beleza. Uns mais cuidados que outros, onde se nota existir muita dedicação, outros menos. Para mim o que interessa é que seja um dia muito feliz ao lado dos que nos são mais queridos e que simbolize o início de uma vida muito feliz.
O meu casamento vai ser tradicional, pela igreja e de seguida vai ser servido todo o copo de água numa quinta que tanto eu como o meu noivo adorámos.
Então, deixo aqui uma pequena checklist de algumas tarefas para a organização de um casamento, tendo em conta que cada um deve atender às suas necessidades. Como é óbvio vou basear-me na minha experiência pessoal e naquilo que tenho aprendido nos últimos tempos não sendo nada de imperativo.
- Decidir o tipo de cerimónia que pretendem (civil ou religioso, ou outros);
- Escolher o local do copo de água (Se pretenderem alguma data e local em especial, devem fazê-lo com alguma antecedência, para garantir a disponibilidade do serviço);
- Contratar Catering;
- Definir a lista de convidados; (número de adultos - de cada sexo, número de crianças);
- Definir data e hora da celebração;
- Definir o tipo de casamento (tradicional, descontraído, temático...);
- Definir um tema (ou pelo menos um fio condutor ao nível das cores de toda a decoração e personalização do casamento);
- Contratar fotografia e vídeo (ou falar algum conhecido com habilidades nesse campo);
- Contratar Animação e/ou Animação Musical;
- Contratar florista ou outra hipótese para decoração da igreja;
- Definir estilo de convite (Fazer em casa ou contratar o serviço);
- Fazer missais (ou contratar serviço);
- Escolher lembrancinhas para os convidados (Fazer ou comprar);
- Escolher as alianças que pretendem;
- Fazer a divisão dos convidados por mesa;
- Vestido de noiva;
- Acessórios de noiva;
- Escolha de penteado e marcação;
- Tratamento estético necessário (para se estar maravilhosa =), manicure, pedicure, depilação, dentista,...)
- Bouquet;
- Fato de noivo;
- Acessórios do noivo;
- Alguns pormenores que os noivos identifiquem como interessantes no seu dia;
- Lua de Mel;
Uff....que canseira, até a escrever é muita coisa, imagem a fazer. Há muitos pormenores que não referi, mas como disse não são de todo essenciais e devem ficar ao critério de cada um. Estes para o meu casamento pelo menos são essenciais, entre outros.
Espero que gostem =). Beijinhos*
Comentários
Enviar um comentário